O corte de consumo promovido pelas
famílias brasileiras neste ano só foi superado, na América Latina, pelo
racionamento dos venezuelanos, de acordo com pesquisa da consultoria
Kantar Worldpanel.
O levantamento envolve o consumo de bens
semi e não duráveis, tais como alimentos, bebidas, lácteos, produtos do
lar e de uso pessoal, no terceiro trimestre deste ano em 15 países da
região.
No Brasil, as famílias reduziram em 2,6%
a quantidade desses produtos adquiridos no terceiro trimestre deste
ano, em relação a igual período do ano passado.
Entre os produtos que mais sofreram
corte nos carrinhos de compra dos brasileiros estão os lácteos (-9%),
como leite pasteurizado, seguido por produtos de limpeza (-5,8%), como
cera o piso.
Só as famílias venezuelanas esvaziaram
mais os carrinhos. Os reduziram em 22% seu volume de compras frente ao
terceiro trimestre de 2014. Só os alimentos foram cortados em 26%.
Segundo declarou na ‘Folha de São Paulo’
Chrisiane Pereira, diretora na Kantar Worldpanel, as famílias
brasileiras sofrem com a piora do mercado de trabalho, a queda na renda
real e a alta dos preços.
Fonte: Verdade Gospel
Nenhum comentário:
Postar um comentário